Complicações na Gravidez Gemelar

©pnmag.com
A gravidez gemelar predispõe uma série de riscos para a mãe e para o feto por isso é considerada sempre uma gravidez de alto risco. Entre os riscos mais frequentes encontram-se: Alta incidência de baixo peso ao nascer, com aumento do risco de mortalidade de um ou ambos os gémeos devido ao parto prematuro e atraso do crescimento intra-uterino. Muitos óbitos ocorrem no período neonatal e intra-útero, por dificuldade respiratória, hemorragia intracerebral e outras complicações. Mais raro mas com alguma incidência na gravidez de gémeos monozigóticos, está o sindrome de transfusão feto-fetal e que não sendo identificada a tempo, provoca uma anemia profunda por transfusão total de
sangue de um feto para o outro através da placenta que se fundiu, muitas vezes levando a óbito o "transfusor".

O rápido crescimento uterino leva a distensão das fibras musculares uterinas, que quando chegam a uma grande distensão, desencadeiam o trabalho de parto prematuro. Daí a grande importância e a recomendação de repouso, em muitos casos absoluto, a partir do 6º mês para não entrar em trabalho de parto, evitando assim, um comprometimento das condições de sobrevivência dos gémeos.

Podemos encontrar maior incidência de outras doenças como, excesso de vómitos, anemia, diabetes, hipertensão na gravidez que pode levar a pré eclampsia, falta de ar, devido ao grande volume uterino.

Assim, na gravidez gemelar, temos uma mãe que tem dificuldades para andar, tomar banho, sentar, levantar, deitar, respirar, dormir, até para comer há limitações... é preciso ter muito repouso para que os bebés adquiram peso adequado e cuidados redobrados no pré-natal, para que haja segurança até ao parto.

O parto gemelar pode ser normal de acordo com as condições materno-fetais. Na grande maioria das vezes o obstetra opta por cesariana, devido às complicações possíveis neste tipo de parto.

A gravidez é um período de grande expectativa e emoção, mas às vezes as coisas podem não correr como desejado. Se você está com alguma complicação na sua gravidez ou já tinha um problema de saúde antes, encontrará aqui informações para a ajudar a tranquilizar-se.

Sem comentários:

Enviar um comentário

© PORTAL GEMEOS E MAIS 2011-2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: MSBdesign.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo